Conheça os estádios do Mundial de Clubes 2025 que contam com energia solar
- solaruxenergia
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
Seis das doze arenas da competição, realizada nos EUA, contam com sistemas próprios de geração fotovoltaica.

A energia solar tem abastecido seis dos 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes de 2025, competição de futebol masculino organizada pela FIFA.
A primeira edição do torneio neste formato, que reúne 32 equipes de todas as seis confederações continentais, e está sendo realizada nos Estados Unidos desde 14 de junho, tendo sua finalíssima marcada para 13 de julho.
O evento contou com a participação de quatro clubes brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras; dos quais dois ainda permanecem na luta pelo título: Palmeiras e Fluminense. As partidas tem ocorrido em 11 cidades distribuídas em 10 estados e na capital federal dos EUA.
Conheça os campos do Mundial de Clubes que fazem uso de energia renovável:
Mercedes-Benz Stadium

Cidade: Atlanta
Capacidade: 75 mil
Inaugurado em 2017, é a casa do Atlanta United e do Atlanta Falcons. O estádio é equipado com 4 mil placas solares, com capacidade de produzir 1,6 MWh de energia por ano. A maior parte dos módulos fotovoltaicos cobre a área do estacionamento, com outras instalações localizadas no portão de entrada.
Jogos ainda a ocorrer:
Terça-feira, 1º de julho - Oitavas de final
Sábado, 5 de julho - Quartas de final
Bank of America Stadium

Cidade: Charlotte
Capacidade: 74,5 mil
Inaugurado em 1996, é a casa do Carolina Panthers e do Charlotte FC. O campo tem mais de 5,8 mil placas solares que produzem 1,6 MW de energia e evitam a emissão de 610 toneladas de carbono por ano. Todos os jogos do campeonato nesse estádio já foram realizados.
Lincoln Financial Field

Cidade: Filadélfia
Capacidade: 69 mil
Inaugurado em 2003, o estádio é a casa do Philadelphia Eagles. A arena conta com mais de 10 mil placas solares, instaladas em 2012, que produzem cerca de 4 mil MWh de energia por ano. Muitas dessas placas servem como cobertura paras os carros no estacionamento. Por seu compromisso com a sustentabilidade, o edifício recebeu a certificação LEED Platinum em 2024.
Jogos ainda a ocorrer:
Sexta-feira, 4 de julho - Quartas de final
Lumen Field

Cidade: Seattle
Capacidade: 69 mil
Inaugurado em 2002, é a casa do Seattle Sounders e do Seattle Seahawks. O estádio conta com 3.750 painéis solares que produzem mais de 830 MWh de energia por ano, permitindo uma economia de 20% com tarifas de eletricidade. O campo também é equipado com um teto que ajuda a reduzir a absorção de calor, permitindo menor uso de ar condicionado durante o verão. Todos os jogos do campeonato nesse estádio já foram realizados.
Estádio Audi Field

Cidade: Washington
Capacidade: 20 mil
Inaugurado em 2018, o estádio recebe jogos do DC United. O estádio possui 1.700 paineis solares de 360 W que geram cerca de 787 mil kWh por ano. O sistema fotovoltaico reduz em 30% a dependência da arena em relação ao fornecimento da rede elétrica e corta 556 toneladas de emissão de CO2 por ano. Todos os jogos do campeonato nesse estádio já foram realizados.
MetLife Stadium (o estádio da grande final!)

Cidade: East Rutherford
Capacidade: 82,5 mil
Casa do New York Giants e New York Jets, foi inaugurado em 2010 e será palco da final da Copa do Mundo de Clubes. O estádio conta com um sistema fotovoltaico de 1.350 painéis solares que produzem 350 kW. Essa geração abastece a iluminação, placares eletrônicos e outras aplicações elétricas do estádio.
Jogos ainda a ocorrer:
Sábado, 5 de julho - Quartas de final
Terça-feira, 8 de julho - Semifinal
Quarta-feira, 9 de julho - Semifinal
Domingo, 13 de julho - Final
Comentários