China supera 1 TW de capacidade instalada de energia solar
- solaruxenergia
- 22 de jul.
- 2 min de leitura
País registrou expansão de quase 60% na potência operacional da fonte no último ano.

A China superou 1 TW de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, mostram dados da agência estatal National Energy Administration (NEA). Conforme a entidade, o país registrou expansão anual de quase 60% na potência operacional da fonte e tornou-se o primeiro do mundo a atingir a marca, menos de dois anos após chegar a 500 GW.
O avanço das instalações no mercado chinês foi mais rápido do que as previsões. Em 2023, uma análise da consultoria Rystad Energy estimava que o país chegaria ao 1 TW em 2026. Além de deter o maior parque gerador de energia solar do mundo, o país concentra a produção global de equipamentos do setor, com participação acima de 80% em praticamente todos os elos da cadeia, incluindo na fabricação de painéis solares.
Para ilustrar a dominância chinesa no setor, basta dizer que o mundo atingiu 2 TW de capacidade instalada da fonte solar no final do ano passado, conforme estudo do Global Solar Council (GSC). Entre os países, o segundo colocado é os Estados Unidos, que encerrou 2024 com 175 GW de potência operacional da fonte. O Brasil, sexto colocado no ranking mundial, atualmente conta com quase 58 GW.
Um relatório da empresa de pesquisa Ember, divulgado em abril, indicou que a geração de energia solar dobrou no mundo nos últimos três anos e atingiu 2.000 TWh em 2024. Conforme a pesquisa, mais da metade do aumento na geração solar global registrada no ano passado aconteceu na China, com o avanço na produção de energia limpa atendendo 81% do incremento da demanda do país.
Porém, mudanças regulatórias introduzidas pelo governo chinês em 205, visando eliminar incentivos para o uso da rede elétrica em favor de um mecanismo de mercado, trazem perspectiva de desaceleração no próximo ano.
570 GW em eólicas
A NEA indica que, ao final de maio, a China chegou a 570 GW de capacidade operacional de energia eólica, crescimento anual de 23,1%. A capacidade instalada total do país atingiu 3,61 TW, incremento de 18,8% em relação ao igual período de 2024. Em termos de investimento, as grandes companhias de geração elétrica do país direcionaram US$ 35,95 bilhões em projetos de usinas entre janeiro e maio.
Com o maior sistema de fornecimento elétrico do mundo e a maior potência instalada de geração renovável do planeta, o país tem a liderança global em termos de escala nas fontes hídrica, eólica, solar fotovoltaica e biomassa, além de ter o maior portfólio de usinas nucleares em construção.
Comentários