BYD encerra 2024 entre as dez marcas de carros mais vendidas no Brasil
- solaruxenergia
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
É a primeira vez que uma fabricante de veículos elétricos conquista essa posição no mercado nacional.

A BYD encerrou 2024 entre as dez marcas de carros mais vendidas no Brasil. A fabricante chinesa de veículos elétricos superou montadoras tradicionais como Ford e Citroën, com mais de 76 mil emplacamentos no ano passado. É a primeira vez que uma companhia totalmente focada em eletrificados conquista essa posição no mercado brasileiro.
Em 2023, a empresa havia ficado com a 15ª colocação, com pouco menos de 18 mil unidades comercializadas. Isso significa um crescimento anual de 327% nas vendas. Somente em dezembro, foram mais de 10 mil carros emplacados, recorde mensal da marca.
O resultado garantiu a oitava posição no ranking geral de vendas no mês, um feito inédito para a montadora que chegou há apenas três anos no país. Considerando apenas as vendas de varejo, a BYD sobe para a quinta posição geral em dezembro
“O ano de 2024 foi histórico para nós, e isso é apenas o começo. Estamos prontos para novos desafios e, mais importante, continuaremos entregando inovação e sustentabilidade ao mercado brasileiro”, declarou o vice-presidente Sênior e Head de Marketing da BYD Auto Brasil, Alexandre Baldy.
A GWM, outra fabricante chinesa especializada em carros elétricos, ficou na 15ª posição entre as marcas mais vendidas no Brasil no ano passado, com mais de 29 mil emplacamentos.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2024, que refletem a crescente preferência dos consumidores brasileiros por soluções híbridas e elétricas de alta qualidade. O Haval H6 e o ORA 03 estão atendendo a uma demanda crescente por tecnologia sustentável e desempenho superior", afirmou o diretor de vendas e desenvolvimento de rede da GWM Brasil, Alexandre Oliveira.
Ano recorde
Em 2024, o Brasil registrou recorde de vendas de carros elétrico, com mais de 170 mil emplacamentos, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O levantamento inclui automóveis híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).
O modelo mais comercializado ao longo do ano foi o BYD Song Plus GS DM, de tecnologia híbrida com recarga externa, com 17.908 unidades. Entre os grupos de veículos elétricos, a liderança ficou com o Haval H6 da GWM, que conta com seis diferentes modelos, totalizando 20.941 vendas.
As duas fabricantes chinesas contaram com 9 dos 10 modelos mais vendidos no país no ano passado e foram as líderes de emplacamentos, com 76.863 para a BYD e 29.219 para a GWM.
Comentários