Financiamento de energia solar tem queda no 1º semestre de 2025
- solaruxenergia
- 8 de out.
- 2 min de leitura
Com taxa de juros em patamar elevado, percentual de vendas financiadas diminui em relação ao ano passado, mostra estudo da Greener.

Estudo indica que 41% dos sistemas de energia solar de geração distribuída comercializados no Brasil no primeiro semestre foram financiados, uma participação inferior em relação aos anos anteriores. Em 2024 e 2023, esse patamar havia sido de 46% e 53%, respectivamente.
A pesquisa foi realizado pela consultoria Greener entre 1º de julho e 12 de agosto de 2025 com empresas de integração de todo o país. A análise aponta que a retração pode ser reflexo do cenário de juros elevados, que encarecem as parcelas e reduzem a atratividade do financiamento.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho, a taxa básica de juros (Selic) variou entre 12,25% e 15% ao ano. O cenário traz também uma maior restrição de crédito, com bancos mais seletivos após o aumento da inadimplência em outras linhas de consumo.
Banco BV lidera o mercado
O banco BV foi pela nona vez consecutiva a linha de financiamento mais citada por integradores que atuam no mercado de energia solar brasileiro, conforme a pesquisa da Greener. A instituição foi mencionada por 28% das empresas do setor, ficando nove pontos percentuais a frente do Santander, o segundo colocado.
O levantamento indica que as vendas financiadas no primeiro semestre envolveram 18 bancos tradicionais, nove bancos de fomento ou desenvolvimento e 13 fintechs ou correspondentes bancários, mostrando que o mercado combina canais consolidados e soluções inovadores de crédito.
Bancos e linhas mais utilizados nas vendas financiadas:
BV: 28%
Santander: 19%
Solfácil: 18%
Sicredi: 16%
Sol Agora: 15%
Banco do Brasil: 13%
Sicoob: 12%
Bradesco: 7%
BNB: 7%
Losango: 5%
Os números se referem à pulverização de agentes financiadores, e não à participação de mercado. Indicam o percentual de empresas que realizaram pelo menos um financiamento com cada instituição.







Comentários